Com o apoio da comunidade, a Prefeitura de Várzea Alegre vem realizando mutirões de combate às arboviroses nos bairros e distritos do município. Nesta segunda-feira, 8 de abril, o mutirão ocorreu no bairro Sanharol. Na terça-feira, 9 de abril, será a vez do bairro Grossos. A concentração para a atividade será a partir das 7h30, na Escola Maria Anésia. Na quarta-feira, 10, será realizado o mutirão no bairro Varjota.
As ações funcionam de maneira intersetorial, envolvendo os Agentes de Combate às Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), além de outras secretarias municipais, como a Secretaria de Meio Ambiente, e ainda organizações sociais, como a ASCAMARVA - Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Várzea Alegre.
De acordo com a secretária de Saúde, Angelita Ferreira, a meta é manter a cidade protegida do Aedes aegypti e evitar o adoecimento da população por dengue, zika e chikungunya.
Em março, foram realizados três mutirões: no dia 6, no bairro Riachinho; no dia 14, no distrito de Riacho Verde; e no dia 22, no bairro Patos.
Sobre as arboviroses, Horiana Acioly, Coordenadora da Vigilância em Saúde, informou que atualmente o município tem 57 casos notificados de dengue, com 37 descartados, 2 confirmados e 18 aguardando resultados. Em relação à chikungunya, são 9 notificações, 5 casos descartados e 4 casos aguardando resultados.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Tadeu Ferreira